Essa é a bola do Brasileirão de 2011. É a mesma usada na Copa do Brasil, uma Nike T90 Strike. O modelo é feito com 32 gomos, pesa 431 gramas e tem circunferência de 70 cm.
Este blog foi criado a partir da ideia de reunir em um mesmo lugar informações sobre os jogos do Flamengo, sempre com uma foto referente às partidas. Uma prática que tinha na minha infância, na década de 1970, quando ouvia os jogos do Flamengo no rádio, gravava os gols e transcrevia a ficha técnica com caneta hidrocor para um caderno. Aqui também apresentarei as camisas do Mengão desde 2006.
1980: Toninho, Marinho, Raul, Manguito, Júnior e Paulo César Carpegiani. Tita, Andrade, Nunes, Zico e Júlio César. Técnico: Cláudio Coutinho.
1982: Leandro, Raul, Marinho, Figueiredo, Andrade e Júnior. Tita, Adílio, Nunes, Zico e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani.
1983: Raul, Leandro, Figueiredo, Marinho, Vitor e Júnior. Élder, Adílio, Baltazar, Zico e Júlio César. Técnico: Carlos Alberto Torres.
1987: Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho. Bebeto, Renato Gaúcho, Aílton, Zico e Zinho. Técnico: Carlinhos.
1992: Gélson Baresi, Gilmar, Wilson Gottardo, Charles, Piá e Júnior. Júlio César, Gaúcho, Zinho, Fabinho e Uidemar. Técnico: Carlinhos.
2009: Maldonado (de muletas), Juan, Álvaro, Gil, Bruno Mezenga, Diego, Fierro, Zé Roberto, Kléberson, Welinton, Everton, Petkovic, Ronaldo Angelim, Adriano, Toró, Bruno, Leonardo Moura, Willians e David Braz. Técnico: Andrade.
2019: Diego Alves, Pablo Marí, Filipe Luís, Willian Arão, Rodrigo Caio e Bruno Henrique. Gabriel, Rafinha, Gerson, Éverton Ribeiro e De Arrascaeta. Técnico: Jorge Jesus.
2020: Hugo Souza, Léo Pereira, Renê, Filipe Luís, Gustavo Henrique, Gerson, Rodrigo Caio, Natan, Rodrigo Muniz, João Lucas, Gabriel Batista, Isla, Gabriel, Pepê, João Gomes, Michael, Vitinho, Diego, Éverton Ribeiro, Matheuzinho, De Arrascaeta, Pedro e Bruno Henrique. Willian Arão e Diego Alves (não estão na foto). Técnico: Rogério Ceni.
Uma vez Flamengo, Sempre Flamengo Flamengo sempre eu hei de ser É o meu maior prazer vê-lo brilhar Seja na terra, seja no mar Vencer, vencer, vencer Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer
Na regata ele me mata, Me maltrata, me arrebata Que emoção no coração Consagrado no gramado Sempre amado, o mais cotado Nos Fla-Flus é o "ai, Jesus!" Eu teria um desgosto profundo Se faltasse o Flamengo no mundo
Ele vibra, ele é fibra Muita libra já pesou Flamengo até morrer eu sou
(Lamartine Babo)
///////////////////////////
Flamengo, Flamengo Tua glória é lutar Flamengo, Flamengo Campeão de terra e mar (bis)
Saudemos todos Com muito ardor O pavilhão do nosso amor Preto e encarnado, Idolatrado, De mil campeões, O vencedor
Flamengo, Flamengo Tua glória é lutar Flamengo, Flamengo Campeão de terra e mar
Lutemos sempre com valor infindo, Ardentemente com denodo e fé Que o teu futuro ainda será mais lindo Que o teu presente Que tão lindo é
Flamengo, Flamengo Tua glória é lutar Flamengo, Flamengo Campeão de terra e mar
(Paulo Magalhães)
Os mascotes
Popeye
Urubu
Urubinha e Uruba
Urubão e Binho
O Manto Sagrado
"Ninguém discute que o Flamengo seja o clube mais popular do Brasil. Quem é Flamengo prefere dizer o Mais Querido. Está certo. Escolhe-se um clube como se escolhe uma mulher." (Mário Filho)
"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável." (Nelson Rodrigues)